No primeiro dia da abertura do Rio Carnaval, escolas do Grupo Especial mostram uma prévia dos desfiles da Sapucaí

No primeiro dia da abertura do Rio Carnaval, escolas do Grupo Especial mostram uma prévia dos desfiles da Sapucaí
Mais de 5 mil pessoas estiveram na Cidade do Samba e se emocionaram com as seis primeiras agremiações a se apresentarem

No primeiro dia, Imperatriz, São Clemente, Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Beija-Flor apresentaram uma prévia dos desfiles da Marquês de Sapucaí, após um hiato de dois anos.

O evento de abertura Rio Carnaval, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), era ansiosamente aguardado. O público, que passou de 5 mil pessoas, chegou antes mesmo da abertura dos portões, prevista para as 19h. Enquanto esperavam na fila, puderam ver de perto a entrada triunfal de Milton Cunha, o apresentador da festa. Vestido com um terno de paetês e adereços, ele distribuiu simpatia, atendendo a todos que pediam selfies e acenando a cada vez que escutava seu nome.

“Vivemos neste primeiro dia de evento um momento de grande celebração ao Samba. Foi lindo ver o público cantando e interagindo com as escolas. Onde tem Carnaval no Rio de Janeiro, a Liesa deve estar presente. E, por isso, estamos super honrados de promover esta belíssima festa, com muita alegria”, conta Hélio Motta, vice-presidente da Liesa.

Com os portões abertos, as pessoas passaram pela revista e apresentaram seus comprovantes de vacinação e foram se distribuindo nos melhores locais para poder acompanhar as escolas do coração. Pontualmente às 20h, o Bloco Cacique de Ramos subia ao palco e transportava os foliões aos antigos carnavais encerrando em grande estilo na pista com os seus componentes.

Após a apresentação do bloco da Zona Norte, chegava, enfim, o reencontro com as escolas de samba do Grupo Especial. A Imperatriz Leopoldinense foi a primeira a subir ao palco, com mestre e sala, porta-bandeira, musas, bateria e sua rainha de bateria, a cantora Isa. Quando desceu para o mini-desfile na Cidade do Samba, bandeiras tremulavam e era possível sentir a empolgação de componentes e público.

A segunda a mostrar o seu samba-enredo foi a São Clemente. A escola de Botafogo homenageou o ator Paulo Gustavo, que morreu de covid-19 em 2021. A Vila Isabel veio logo em seguida e levantou o público, com um enredo que homenageia o cantor Martinho da Vila e a apresentadora Sabrina Sato no comando o reinado de sua corte de ritmistas.

O característico grito da águia anunciou a apresentação da quarta escola na Cidade do Samba. A Portela trouxe o enredo que homenageia a árvore sagrado Baobá, encontrado no continente africano. Um dos pontos altos foi a passagem da comissão de frente.

O Salgueiro trouxe a rainha Viviane Araújo. Aos três meses de gravidez, ela magnetizou a todos com seu carisma à frente da Furiosa. O enredo “Resistência” mostrou personagens negros que fazem parte do cotidiano, mostrando o real sentido da palavra. Finalizando a noite, a Beija-Flor trouxe balões azuis e branco para a Cidade do Samba. Com um enredo que enaltece o povo preto, a escola de Nilópolis arrastou a multidão para pista. O apresentador Milton Cunha subiu no carro de som e acompanhou o percurso.

Segundo dia

A abertura do Rio Carnaval 2022 continua no domingo, 27 de fevereiro, a partir das 19h. Neste dia, apresentam-se Tuiuti, Tijuca, Mangueira, Mocidade, Grande Rio e a vencedora do carnaval 2020, Viradouro.

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.