Abertura do Rio Carnaval 2022: escolas do Grupo Especial fazem minidesfiles na Cidade do Samba

Por Luis Leite
A Cidade do Samba recebeu neste fim de semana, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, um público de aproximadamente 11 mil pessoas entre eles, cariocas e turistas para celebrar a festa de abertura do Rio Carnaval 2022. Sob a apresentação do irreverente Milton Cunha, as 12 escolas de samba do Grupo Especial mostraram uma prévia do que acontecerá na Marquês de Sapucaí em abril, após um hiato de dois anos. Com isso, os amantes da folia puderam interagir, festejar e matar um pouco a saudade.
Cada escola teve 50 minutos de duração
Na noite de sábado (26), o evento teve início com o tradicional bloco Cacique de Ramos, relembrando grandes sucessos de antigos carnavais. Em seguida, apresentaram-se, pela ordem: Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Beija-Flor de Nilópolis.






No dia seguinte, foi a vez do Cordão do Bola Preta abrir a segunda noite ao som das marchinhas clássicas como “Quem Não Chora, Não Mama”, “Cidade Maravilhosa”, “Mamãe Eu Quero”, “Jardineira”, “Me dá um Dinheiro Aí”, entre outras. Na sequência, desfilaram a Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Acadêmicos do Grande Rio e a Unidos do Viradouro, campeã do Carnaval 2020 – lembrando de que no ano de 2021, os desfiles foram cancelados devido à pandemia.






Cada agremiação levou em torno de 150 componentes, entre eles integrantes da comissão de frente, baianas, passistas, musas, rainhas de bateria, destaques, ritmistas, casais de mestres-salas e porta-bandeiras, velha guarda e intérprete. Algumas apresentaram destaques com fantasias riquíssimas, que arrancaram aplausos da plateia ao entrar na avenida.
No palco, após as apresentações dos sambas antológicos de cada escola, foram realizados os minidesfiles na pista que circunda a praça central do Complexo de Produção de Alegorias e Fantasias. Para isso, a passarela ganhou o mesmo tratamento do Sambódromo, com pinturas, sirenes, relógio, iluminação cênica e até queima de fogos de artifício.
Os desfiles oficiais das escolas de samba do Grupo Especial estão previstos para os dias 22 e 23 de abril. A apuração será na terça-feira seguinte, e o desfile das campeãs está programado para o dia 30 de abril.