Morre no Rio de Janeiro, aos 59 anos, Severo Luzardo
O carnavalesco da União Ilha lutava contra um câncer no pulmão
Morreu na manhã deste sábado (12), no Rio de Janeiro, o carnavalesco da União da Ilha do Governador, Severo Luzardo. Severo lutava contra um câncer no pulmão e não resistiu às complicações da doença.
Severo Luzardo Filho nasceu no dia 29 de junho de 1962, na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O sambista se notabilizou na escola de samba Sociedade Recreativa e Cultural os Rouxinóis na própria cidade natal, cujo pai, Severo Muruzzi Luzardo, chegou a ser presidente, e a mãe, Magda Luzardo, carnavalesca.
Pela Rouxinóis, Severo Luzardo conquistou nada mais nada menos do que 16 títulos. O campeoníssimo carnavalesco se dividia entre os carnavais gaúcho e o carioca, quando em 2004 estreou no carnaval do Rio de Janeiro, ao assinar o enredo do Boi da Ilha do Governador, cujo título era “Uni, Duni, Tê, brincando construí um mundo novo pra você”.
Ainda pelo Rio, o assistente de figurino, arquiteto, publicitário e empresário teve passagens pela Acadêmicos do Cubango, Acadêmicos do Dendê, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca, Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Vila Rica e Vizinha Faladeira.
Em 2002, entrou para a Rede Globo de televisão, onde como figurinista, realizou diversos trabalhos em novelas e minisséries da emissora, entre elas: “Queridos Amigos”, “Acampamento de Férias 2”, “Ciranda de Pedra”, “Tempos Modernos”, “Cordel Encantado”, “Dó, ré, mi, fábrica”, “O Natal do Menino Imperador” e “Nosso Querido Trapalhão”.
Atualmente, Luzardo trabalhava como carnavalesco da União da Ilha do Governador e assinava o enredo “O vendedor de orações”, juntamente com o amigo e também carnavalesco Cahê Rodrigues.
Pelas redes sociais, as escolas de samba Rouxinóis e União da Ilha publicaram suas notas de pesar. Confira:
Nota da Rouxinóis: Uma luz que jamais se apagará.
“É com imensa dor que recebemos, no dia de hoje, a notícia do passamento de Severo Luzardo Filho, nosso querido Tuca, na cidade do Rio de Janeiro.
Uma das figuras mais importantes na história da nossa Escola de Samba, um artista brilhante, responsável por verdadeiras revoluções no Carnaval de Uruguaiana.
Suas criações carregaram nossa nação a inúmeros títulos e desfiles épicos em nossa trajetória.
Um Rouxinol de corpo e alma, que dedicou sua vida e carreira a essa paixão que herdou dos pais Magda e Severo Luzardo.
Um vazio que não será preenchido, uma saudade que nos acompanhará daqui pra frente, uma luz que jamais se apagará.
Que nossas preces e orações se voltem para que Deus acolha, junto de si, esse anjo, para que ele siga nos iluminando de onde quer que esteja.
Obrigado por tudo, Tuca!”
Nota da União da Ilha:
“A União da Ilha do Governador e seu presidente Ney Filardi lamentam profundamente o falecimento de nosso carnavalesco Severo Luzardo na manhã deste sábado.
Severo assinou os enredos “Nzara NDembu” (2017), “Brasil Bom de Boca” (2018), A Peleja Poética Entre Rachel E Alencar No Avarandado Do Céu”(2019) e “O Vendedor de Orações, para o carnaval deste ano.
Que Deus possa confortar seus amigos e familiares neste momento tão difícil.
Que o manto de Nossa Senhora Aparecida, personagem central do enredo de 2022, possa cobrir esse seu filho com seu Manto.
Descanse em paz, Severo Luzaro!”
A União da Ilha decretou luto e cancelou o ensaio de hoje, 12 de março, que aconteceria em sua quadra de ensaios.