Gari, cineasta e sambista, Haroldo Cesar produz documentário sobre as rodas de sambas cariocas

Gari, cineasta e sambista, Haroldo Cesar produz documentário sobre as rodas de sambas cariocas

Compositor, cantor, produtor cultural, cineasta, roteirista, sambista, escritor e gari, estas são algumas funções de Haroldo Cesar que acaba de produzir um documentário sobre as rodas de samba carioca – “MATÉRIA PRIMA: SAMBA”, com lançamento para o dia 15 de janeiro, de 2024.

O documentário é sobre uma jornalista estagiária de um veículo de imprensa que para conseguir se efetivar no emprego concorre com outras estagiárias. A narrativa é que para ser contemplada com a vaga de estágio, a jornalista aceita a proposta do pai, que é gari, sambista e locutor, para escrever uma matéria sobre os projetos de rodas de sambas autorais e inéditas.

A questão levantada no documentário é a de que, muito embora os projetos de rodas de sambas autorais e inéditas sejam uma realidade em todos os estados do Brasil, o trabalho se aprofunda em quatro projetos que são realizados no Rio de Janeiro: “COMPOSITORES RESISTÊNCIA”, “SAMBA NO BURACO DO GALO”, “SAMBA NA FONTE” e “ANC – AOS NOVOS COMPOSITORES”.

É um relato de lembranças e fatos importantes do mundo do samba, desde o início até a era “FUNDO DE QUINTAL”. Dessa forma, o filme tem uma relevância no sentido de chamar a atenção do público para os bons compositores que, infelizmente não conseguem ter suas obras executadas e conhecidas do grande público, por não ter o alcance da grande mídia, mas que, nesses espaços de encontro de compositores, fazem sucessos com trabalhos de alta qualidade.

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.