Valci Pelé será coreógrafo da comissão de frente da Acari

Valci Pelé será coreógrafo da comissão de frente da Acari

Foto: Adriano Cornélio

A União do Parque Acari anunciou, no último domingo 16, em sua quadra, o novo coreógrafo da comissão de frente da agremiação para 2024: Valci Pelé.

Aos 52 anos, Valci Santos de Lima, professor de samba, nascido no Rio Comprido e radicado em Madureira, começou sua trajetória em meados dos anos 80, quando trabalhava como chapeleiro no atelier do G.R.E.S. Tradição, escola pela qual desfilou pela primeira vez em uma ala coreografada. O primeiro contato do coreógrafo com a ala de passistas se deu por conta de sua madrinha, Nega Pelé, que o levou para desfilar como passista na União da Ilha.

Durante esse tempo, Valci assumiu como coreógrafo da comissão de frente da Filhos da Águia, escola mirim da Portela, durante dois anos atuou como responsável das alas coreografadas da Azul e Branco de Madureira, da Caprichosos de Pilares e da Cubango, e ainda no mesmo período participou como componente de três comissões de frente, sendo duas vezes na Portela e uma na Caprichosos.

Além de um profissional multifacetado, Pelé é fundador do Instituto de Cultura e Cidadania Primeiro Passo, no qual insere a cultura do samba e do carnaval no cotidiano de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ele carrega em seu currículo a autoria do livro infantil “Passo dos Sonhos”, obra que descreve a importância do carnaval enquanto cultura popular e aborda temas como cidadania e respeito ao meio ambiente.

Valci Pelé traz em seu portfólio inúmeros prêmios, entre eles, destacam-se dois Estandartes de Ouro como melhor passista em 1999 e 2012.

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.