Um multiprofissional do carnaval chamado Vinícius Rodrigues
Por Wander Timbalada
Fotos: divulgação
Um dos nossos escolhidos como revelação do Carnaval 2023 é o coreógrafo, passista e ritmista Vinícius Rodrigues, que completa, em 2023, vinte e dois anos de carreira de sambista. Ele começou com 5 anos de idade no projeto “Passistas da Beija-Flor 2000”, e seu primeiro desfile foi no ano seguinte pela Azul e Branco de Nilópolis. Vinícius foi campeão em 2017 do Gafieira Brasil, considerado o maior espetáculo de samba de gafieira do mundo. Além disso, conquistou o Estandarte Mirim como mestre-sala e também em Comissão de Frente em 2013.
Vinícius participou de vários eventos na televisão como o “Programa do Ratinho”, no qual foi campeão do quadro “Dez ou Mil”, no SBT; participou da direção do grupo artístico no programa “Esquenta”, da Regina Casé, na TV Globo; atuou como dançarino da gafieira na novela “A Força do Querer” e “A Travessia”, ambas da Rede Globo; e ministrou aulas e fez shows no Canadá, Argentina e Uruguai, além de alguns estados brasileiros.
De mais a mais, Rodrigues já trabalhou em diversas escolas como a Unidos de Vila Isabel, Unidos do Viradouro, Acadêmicos de Niterói (Sossego), Unidos de Bangu, entre outras. Tendo Carlinhos de Jesus com sua referência profissional, hoje ele é coreógrafo da comissão de frente do GRES União Cruzmaltina e responsável pelo bailado dos casais de mestres-salas e porta-bandeiras da Leão de Nova Iguaçu. Neste bate-papo, Vinícius Rodrigues conta um pouco da sua vida profissional. Confira!
OBatuque.com – A cada ano, o coreógrafo Patrick Carvalho traz uma leitura impactante, não só na coreografia como também na dramaturgia aplicada às comissões de frente. Observa-se que você introduz a expressão corporal e facial nos seus trabalhos perante a este esgmento. Isso se deve a um estilo próprio ou você se espelha no Patrick Carvalho?
Vinícius Rodrigues – Eu e o Patrick somos do mesmo meio, que é a gafieira. Temos muitas semelhanças por conta disso e, além disso, sempre estudo os grandes coreógrafos como é o caso do Patrick, Marcelo Misailidis, Priscila e Rodrigo, entre outros grandes profissionais e amigos. Mas trago para a minha linguagem e a forma de expressar a arte.
OBatuque.com – Como você analisa as comissões de frente atuais, que trazem um tripé como elemento coreográfico, onde é permitida a troca de figurinos dos participantes e figuras-surpresas que ficam escondidas dentro desse elemento?
Vinícius Rodrigues – Temos os prós e os contras. Acredito que valoriza o espetáculo, pois temos como utilizar um efeito-surpresa. Mas também perdemos em relação à cabeça da escola, por exemplo: se for um elemento muito grande, perde-se a visão dos casais que vêm depois das comissões. Vemos alguns elementos que são praticamente carros alegóricos, porém ao mesclar isso, fica muito bom.
OBatuque.com – Qual foi a melhor comissão de frente que você já viu e a que mais marcou a sua carreira?
Vinícius Rodrigues – Melhor comissão, na minha opinião, foi a da Mangueira com Carlinhos de Jesus, no centenário do samba. Bambas como Cartola, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Candeia, Clementina de Jesus, Natal da Portela e muitos outros brilhando na Sapucaí! Uma coreografia com muito chão e com um simbolismo que aquece o coração de qualquer sambista.
OBatuque.com – Fale-me um pouco sobre o seu conhecimento em relação à história da comissão de frente no carnaval e sua evolução até os dias de hoje?
Vinícius Rodrigues – As comissões de frente sempre foram muito importantes, pois vinham os grandes baluartes da escola. Com o tempo, vimos uma revolução na entrada das escolas de samba, colocando um lado mais artístico e um investimento maior com passar dos anos. Hoje temos a comissão como um dos pontos-chaves da escola para um bom desfile embalando toda a comunidade.