Simpósio reúne julgadores e representantes das escolas para aprimorar critérios de avaliação do Rio Carnaval
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) finalizou nesta quarta-feira, dia 03, a série de simpósios voltada ao aprimoramento do processo de avaliação do Rio Carnaval. O encontro reuniu julgadores que atuaram no último desfile do Grupo Especial e representantes das agremiações para discutir propostas de evolução do Manual do Julgador e do julgamento, com foco nos próximos carnavais.
Participaram dos debates jurados e representantes das escolas de todos os quesitos avaliados Sapucaí: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo.
“A realização desse encontro é uma iniciativa muito acertada. É uma oportunidade de troca entre julgadores e representantes das escolas, sempre com o objetivo de aperfeiçoar o nosso trabalho e contribuir para a evolução do Carnaval. No caso do samba-enredo, esse diálogo amplia o entendimento sobre os critérios e fortalece ainda mais a grandiosidade da festa. Quando há espaço para ouvir, discutir e aprimorar, todos ganham: os profissionais envolvidos, as escolas e o espetáculo como um todo”, explica Alessandro Ventura, julgador do quesito Samba-Enredo desde 2022.
A iniciativa integra o processo contínuo de aperfeiçoamento da maior festa popular do país e teve como objetivo promover a troca de experiências entre os responsáveis pela avaliação dos desfiles e os profissionais que constroem o espetáculo na Avenida. O foco das discussões esteve na busca por maior clareza dos critérios, alinhamento de interpretações e atualização dos instrumentos que orientam o julgamento.
