Sambódromo do Rio ganha nova pista de desfiles e iluminação cenográfica
Por Luis Leite
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu na noite desta quinta-feira (24), no Sambódromo, representantes das 12 escolas de samba do Grupo Especial para o teste da nova pista de desfile e a apresentação da iluminação cênica. Durante o evento, Eduardo pediu para que a população continue respeitando as regras de combate à pandemia.
“O carnaval carioca vai acontecer a partir do dia 20 de abril e vai ser mais uma vez o maior espetáculo da Terra, aqui na Marquês de Sapucaí. Estamos saindo da pandemia, e as pessoas ainda devem tomar os cuidados básicos e respeitar as regras neste período até o carnaval, mas o Sambódromo já estaria pronto para começar hoje”, afirmou Eduardo Paes, que também ajudou a finalizar o processo de pintura da avenida entre os setores 10 e 11.
Em seguida, Paes falou sobre a reforma, que ganhou áreas de escape em caso de incêndio:
“A reforma trouxe muito mais segurança para o público. Você tem hoje, por exemplo, rotas de escape de incêndio, atendendo a uma antiga reivindicação do Corpo de Bombeiros. Este ano teremos ainda uma iluminação cênica, toda diferente, isso vai permitir que os carnavalescos possam trabalhar e brincar com as cores. O Sambódromo é um equipamento muito grande e muito antigo, que já passou por algumas reformas, mas tem sempre alguns ajustes a serem feitos”.
Sobre os ensaios técnicos, o prefeito disse que está aguardando a manifestação do Comitê Científico, porém se disse otimista que em duas ou três semanas os ensaios possam começar.
O Prefeito mais uma vez demonstrou o seu carinho e respeito pelo samba: beijou todas as bandeiras, ensaiou alguns passos com os sambistas e tocou chocalho com os ritmistas.
Cada agremiação foi representada por seu casal de mestre-sala e porta-bandeira, além de um casal de passistas. Os componentes percorreram um trecho da Marquês de Sapucaí, embalados pela bateria da Unidos do Viradouro, atual campeã do último carnaval, sob o comando do Mestre Ciça.