Porto da Pedra anuncia enredo para 2024: “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”
Campeã da Série Ouro e mais nova integrante do Grupo Especial, a Unidos do Porto da Pedra apresentou na noite do último sábado, 11/3 , em sua quadra, em São Gonçalo, o enredo com o qual abrirá os desfiles do Carnaval de 2024, no Domingo, 11 de fevereiro: “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, criado e desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e o enredista Diego Araújo.
Segundo Quintaes, trata-se de um almanaque que remete à Era Medieval, mais precisamente ao século XIV, escrito na Espanha, tendo chegando ao Brasil dois séculos depois. Os textos são verdadeiros guias para os saberes da medicina, da agricultura e da pecuária, sendo muito comum na sociedade da época, já que os livros impressos ganhavam maior difusão graças ao advento da prensa tipográfica de Guttemberg, passando a alcançar não só a classe mais abastada, como também os segmentos mais pobres da população.
De acordo com o folclorista Câmara Cascudo, autor do Dicionário do Folclore Brasileiro, o ‘Lunário Perpétuo’ foi o livro mais lido pelo povo nordestino durante mais de dois séculos.