´O Carnaval que Ninguém Vê: o Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí´ chega ao Palácio Tiradentes

´O Carnaval que Ninguém Vê: o Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí´ chega ao Palácio Tiradentes

Idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, mostra reabre a agenda de exposições temporárias do Palácio Alerj até 31 de agosto

Fotos: divulgação

A exposição “O Carnaval que Ninguém Vê: o Encanto da Arte Fotográfica na Sapucaí”, impressa em tecido, é uma promoção da agência de gestão cultural Pronto RJ que conta com a curadoria de Fabiana Amorim e com apoio da Secretária de Cultura do Governo do Estado, Danielle Barros.
Um olhar que realça os detalhes dos grandiosos desfiles na Marquês de Sapucaí. Esse é objetivo da exposição “O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, de Riccardo Giovanni, que será exibida até o dia 31 de agosto no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Gratuita, a obra inaugura a agenda de exposições temporárias do Palácio, reaberto desde abril.

Em painéis de grande porte, o acervo destaca sorrisos de euforia, lágrimas, além de detalhes das maquiagens e do figurino, valorizando quem realmente faz a magia do carnaval acontecer. Desenvolvida ao longo de oito anos pelo fotógrafo Riccardo Giovanni, a exibição é fruto de sua técnica de interpretação monocromática, onde o artista explora os conceitos do hiper-realismo, tridimensionalidade e textura. O resultado é um olhar sensível, que captura o maior espetáculo da Terra de uma maneira humana jamais vista.

“Para a Alerj, é uma honra retomar a agenda de exposições temporárias com essa mostra tão aclamada pela crítica. O Palácio Tiradentes retomou suas atividades em abril deste ano e o objetivo é aproximar a população do Legislativo, trazendo o público para dentro da nossa sede e levando cultura para todos”, comemora Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

O público poderá conferir a obra no Palácio Tiradentes de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, no terceiro andar do edifício. Para criar uma imersão ainda maior, um código de barras especial estará posicionado nos pedestais das telas, permitindo que o visitante ouça em seu celular o samba que tocava no momento da foto.

No Rio de Janeiro, o certame já esteve em cartaz no Museu de Arte Moderna, na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SESEC), no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), além de ser exibida em Angra dos Reis e Volta Redonda.

Sobre o artista
Riccardo Giovanni desenvolveu uma técnica fotográfica para capturar os desfiles na Sapucaí sob uma perspectiva puramente artística. Arquiteto do site “I Love Rio”, uma obra dedicada à vida e à cultura do Rio de Janeiro, Giovanni também publicou o livro em inglês “Think Rio”, com mais de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense. O artista é membro do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e, pelos trabalhos executados ao longo dos anos, foi reconhecido com a Medalha Tiradentes.

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.