Mangueira, União da Ilha e Estácio de Sá escolhem sambas para o Carnaval 2020 

Mangueira, União da Ilha e Estácio de Sá escolhem sambas para o Carnaval 2020 
Na Estação Primeira de Mangueira, Manu da Cuíca sagrou-se bicampeã

Por Luis Leite

Estácio de Sá decidiu juntar dois dos três sambas finalistas

Com quadras lotadas, torcidas animadas e disputas acirradas, Mangueira, União da Ilha e a Estácio de Sá escolheram, na madrugada deste domingo (13), seus sambas-enredos que será levado à Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2020.

Na Estação Primeira de Mangueira, após a apresentação dos três sambas finalistas,venceu a parceria de Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo. A dupla aprovou o novo modelo de disputa proposto pela Verde e Rosa com a proibição de intérpretes de outras agremiações e comemoraram a vitória.

“Vencer um samba com esse formato de disputa é muito importante para nós. A Mangueira deu um passo para a democratização e igualdade nunca vista numa disputa de samba-enredo. Temos uma ligação muito forte com a questão da justiça social e ouvir as pessoas da Mangueira, do morro, cantando nosso samba, com este enredo contextualizado me impactou profundamente”, disse Máximo.

Atual campeã do carnaval carioca, será a terceira escola a desfilar no domingo de folia com o enredo “A Verdade Vos Fará Livre”, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, que levará para avenida a biografia de Jesus Cristo.

Na União da Ilha, a noite também foi de festa e decisão. Os vencedores foram Márcio André, Marcio André Filho, Rafael Prates, J. Alves, Daniel e Marinho.  A Tricolor Insulana será a sexta a desfilar no domingo de Carnaval com o enredo “Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: salve-se quem puder!” dos carnavalescos Fran Sérgio e Cahê Rodrigues.

Já na Estácio de Sá, a direção da escola optou por fazer a junção entre dois sambas, o da parceria Carioca e Guanabara com a dos compositores Edson Marinho, Jorge Xavier, Júlio Alves, Jailton Russo, Ivan Ribeiro e Dudu.
No próximo ano, a Vermelha e Branca do Morro de São Carlos apresentará o enredo “Pedra”, que está sendo desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães.  Será a primeira agremiação a desfilar no domingo de Carnaval. 

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.