Em louvação aos orixás, Império Serrano escolhe samba para 2024
Por Luis Leite
Com quadra cheia e bandeiras tremulando, o Império Serrano, uma das mais tradicionais escola de samba do Rio, escolheu na manhã deste domingo (5), seu hino que servirá de trilha sonora para o Carnaval 2024. O resultado saiu por volta das 5h45, na voz do estreante intérprete Tem-Tem Jr.
Quatro obras finalistas participaram da grande decisão, na qual venceu a parceria assinada por Aluísio Machado, Carlos Senna, Andinho Samara, Jefferson Oliveira Nunes, Carlitos Ambrósio e Marcos R. Valença.
Com 16 vitórias, o poeta Aluísio Machado atualmente é o maior vencedor em concursos de sambas-enredos na história da Nação Imperiana, superando o imortal Silas de Oliveira. É autor de clássicos como “Bum Bum Paticumbum Prugurundum” (1982), “Mãe Baiana Mãe” (1983), “Eu Quero” (1986), “Com boca no mundo – Quem não se Comunica, se Trumbica” (1987), “Jorge Amado – Axé Brasil” (1989), “Verás que um Filho teu não Foge à Luta” (1996), “O Império do Divino” (1996), entre outros. O baluarte é um dos mais velhos componentes da Ala de Compositores em atividade.
Respeite o Império Serrano!
“Estou muito feliz! Essa é a minha décima sexta vitória na escola. Isso não é pra qualquer um. O nosso samba é forte, valente, com refrão poderoso, tenho certeza que será bem representado pela nossa comunidade durante o desfile. Se mete com a gente”, comentou Aluísio.
Em busca do retorno ao Grupo Especial, a Verde e Branco da Serrinha levará para avenida o enredo “Ilú-ọba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza. O tema trata-se de uma grande louvação aos orixás em forma de xirê, no antigo Império de Iorubá, território atual da Nigéria, Benin e Togo. Essas entidades serão os grandes embaixadores destes reinos que foram popularizados no Brasil a partir da criação do Candomblé na Bahia.
Durante o show em menção ao enredo, na performance da comissão de frente, a agremiação relembrou sambas antológicos, sob o ritmo da orquestra “Sinfônica do Samba”, liderada por mestre Vitinho. Animando o público presente, teve também apresentação de passistas, baianas, velha-guarda e casais de mestre-sala e porta-bandeira.
Quem arrasou foi a rainha de bateria, Darlin Ferrattry, mãe da cantora Lexa. Com toda desenvoltura, a beldade dividiu a cena entre o rufar das caixas e o toque dos agogôs em companhia da filha caçula, Wenny Isa. A noite contou ainda com a presença majestosa de Quitéria Chagas.
No ano que vem, o Reizinho de Madureira será a oitava a desfilar no sábado de folia, dia 10 de fevereiro, encerrando a Série Ouro.
Ouça o samba campeão do Império Serrano 2024: