União Parque de Acari: uma escola que preserva o passado, vive o presente e foca o futuro

União Parque de Acari: uma escola que preserva o passado, vive o presente e foca o futuro

Por Redação OBatuque.com
Fotos: divulgação

Fundado no dia 25 de abril de 2018, em decorrência da fusão da Corações Unidos do Amarelinho e da Favo de Acari, o GRES União Parque de Acari vem ao longo desse curto tempo se mostrando como um verdadeiro celeiro de renovações de sambistas. Localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, a escola montou um grande time de profissionais para esse carnaval. E não aconteceu de uma hora para outra, é resultado de um projeto muito sério fomentado pelo presidente Carlos Eduardo, o Dudu, que integrou os grupos de pagode Fora de Série e o Kiloucura, e pelo vice-presidente, Gilsinho Conceição, que além de trazer uma gama de conhecimentos vividos dentro do carnaval, carrega consigo uma vasta experiência atuando como intérprete no Grupo Especial. A União Parque de Acari conta com pessoas que estão na linha de frente, elaborando e executando um trabalho de excelência com muita seriedade, profissionalismo, competência e, sobretudo, com muita propriedade.

Presidente Carlos Eduardo

A visão futurista da direção da Acari faz a diferença no carnaval, pois quem administra de forma empresarial tem a verdade noção das devidas providências a serem tomadas para que a escola se transforme em uma empresa e, principalmente, tenha um funcionamento onde todo capital gerenciado é aplicado de forma correta sem perdas desnecessárias.

Ao optar por um enredo totalmente audacioso com uma temática para lá de interessante, voltada ao universo da fantasia do real ao irreal, a Parque Acari trouxe outro profissional renomado, o carnavalesco André Tabuquine, para desenvolver uma ópera musicada ao ar livre que é o enredo “Uma Doce Ilusão no Mundo da Imaginação”.

André Tabuquine

Tabuquine não está só nesse projeto, pois conta com a participação de Allan Nicolas, que tem total ingerência nas confecções dos adereços, atuando na parte de decoração, supervisão de toda a parte plástica e ainda é muso da agremiação.

Allan Nicolas

Os segmentos

Outra atração da escola é o intérprete Rodrigo Tinoco, revelação no carnaval. Tinoco é um dos cantores de apoio do intérprete Gilsinho, na Portela e, além disso, canta na escola paulista Tom Maior. Rodrigo também faz carreira-solo na casa de show “Carioca da Gema”, situada na Lapa, Centro do Rio de Janeiro.

Além disso, Tinoco faz parceria como a também intérprete oficial Tainara Martins, dona de um timbre recheado de uma extensão altíssima de alcance e uma afinação impecável. Tainara segue também sua carreira-solo, e logo após o carnaval, lançará o seu single em todas as plataformas digitais.

Tainara Martins e Rodrigo Tinoco

Outra contratação da União do Parque Acari para comandar e reger essa dupla de cantores trata-se de Wander Timbalada, que traz uma ampla experiência nacional e internacional. Wander fez parte do antigo e renomado Grupo Pirraça e participou como músico percussionista do “CD Lá Misma Sagre”, da dupla argentina Bongiovani.

Wander Timbalada

Nos idos de 1999, Timbalada representou o Brasil no festival de música latina em Houston, nos USA, como intérprete da União da Ilha. Durante cinco anos foi produtor musical e artístico do CD das escolas de samba de Corumbá (MS) e ainda foi intérprete e participou no carro de som em várias escolas de samba do Rio de Janeiro tais como: Acadêmicos da Rocinha, Caprichosos de Pilares, Tuiuti, Engenho da rainha, Arranco do Engenho de Dentro e também em na Império do Morro, escola de samba do Grupo Especial de Corumbá, entre outros estados.

Já o comando da bateria fica por conta dos mestres Erik Castro e Daniel Silva. Os dois trazem um moderno conceito à frente da bateria e deixaram claro que haverá surpresas para todos que assistirão ao desfile da União do Parque Acari. Esta não será a primeira vez em que eles trabalharão juntos, ambos ocupam o cargo de diretores da Em Cima da Hora.

Lelê entre os mestres de bateria

À frente dos ritmistas, Lelê Lima ocupa o posto de rainha de bateria. Ela começou como princesa da Favo de Acari, cuja fundadora é a sua mãe, Cida Lima, que já foi porta-bandeira da Em Cima da Hora, da própria Favo, entre outras escolas.

Rainha de bateria

Ao falar de outro quesito importantíssimo, Layne e Léo Chocolate juram que vão escrever seus nomes na história da escola, flutuando no asfalto como o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Primeiro casal

Falando um pouco mais da comunidade da União, um dos destaques da escola chama-se Matheus, que é o responsável pela Ala de Passista. Com muito samba no pé, ele faz um trabalho magnífico com seu grupo de passistas feminino e masculino, que será uma peça importantíssima para desfile deste ano. Para reger todo esse grupo, a responsabilidade fica a cargo do diretor de Harmonia, Nilson Silva.

Direção de Harmonia

Com coreografias recheadas de entrosamento e elegância, a Comissão de Frente é comandada pelo coreógrafo Adilson Loureiro. Já Lívia Cardoso assina um dos cargos que têm muito comprometimento dentro da escola, pois ela conduz e organiza as mães e avós do samba, a tradicional Ala de Baianas.

Lívia Cardoso
Adilson com a comissão de frente

Por fim, a incumbência maior de comandar toda essa equipe está nas mãos de Hérico Marcelo, diretor de Carnaval. Ele é a voz de comando desse time que veio para brilhar no carnaval de 2023.

Hérico Marcelo

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.