O Instituto Mangueira do Futuro, que integra o Programa Social da Mangueira, realizará no próximo dia 18 de novembro, no Centro de Referência Esportiva Mangueira, um evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente no dia 20 do mesmo mês.

O evento representará a culminância do trabalho de conscientização realizado durante uma semana com os alunos do projeto. A proposta é apresentar a importância da construção de uma consciência social, trabalhando para que todos possam ter uma noção de como sua atitude pode favorecer ou prejudicar o próximo em todos os níveis da sociedade.

Durante a solenidade serão homenageados atletas, jornalistas, sambistas e membros da sociedade civil que têm se destacado na luta contra o racismo.

“Por que dia 20 de novembro?

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.”

(Fonte: Veja mais sobre “20 de novembro – Dia da Consciência Negra” em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm)

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.