Unidos da Tijuca elege samba-enredo que apresentará na Sapucaí em 2024

Unidos da Tijuca elege samba-enredo que apresentará na Sapucaí em 2024
Fado vira samba na Tijuca. A escola vai falar sobre as lendas de Portugal - Fotos: Wellington Jorge/Divulgação

Por Luis Leite

Encerrando a maratona das finais de samba-enredo do Grupo Especial, a Unidos da Tijuca elegeu, na madrugada deste domingo (22), seu hino oficial que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval 2024. O resultado saiu por volta das 4h26 entoado na voz do intérprete Ito Melodia, estreante no cargo.

No concurso que começou com 11 canções inscritas, venceu a parceria de Julio Alves, Claudio Russo, Jorge Arthur, Chico Alves e D’Sousa. O compositor Julio Alves alcança sua nona vitória na agremiação tijucana. Já o poeta Claudio Russo, é a segunda vez consecutiva.

Extasiado com bicampeonato Julio comentou: “É como se fosse a primeira vez, mesmo depois de tantas vitórias. Já perdi até as contas de quantos sambas eu ganhei aqui na minha escola. Mais uma vez comunidade abraçou a nossa obra. O samba tá lindo, temos um refrão maravilhoso, contagiante e tenho certeza que faremos um grande desfile”.

Antes da disputa entre as três obras finalistas, o Elenco Show do Pavão foi embalado pelo encontro de duas culturas: brasileira e portuguesa. A participação do grupo folclórico Almeida Garrett engrandeceu o espetáculo com o Vira Saloio, além dos principais segmentos da Tijuca.

Foram destaques também o bailado dos casais de mestre-sala e porta-bandeira Matheus André e Lucinha Nobre, primeiro casal, e Rafael Gomes e Thainá Teixeira, segunda dupla guardiã do pavilhão.

Lucinha Nobre, que está de volta à escola após mais de uma década. No ano que vem completará 40 anos de avenida.

O samba exaltação cantado ao som do fado foi o ponto alto da noite, que terminou com o mini desfile ao ritmo da trilha sonora escolhida, na Avenida Francisco Bicalho, Zona Portuária do Rio, onde a quadra fica situada, já no amanhecer o dia.

O evento contou com a presença da rainha de bateria, Lexa, que mostrou muito samba no pé. A beldade ainda se divertiu em meio aos ritmistas da Pura Cadência.

No próximo ano, o Azul e Amarelo Ouro do Borel será a quinta escola a pisar na avenida, no domingo de folia, dia 11 de fevereiro, com o enredo “O Conto de Fados”, que abordará as lendas e contos portugueses, do carnavalesco Alexandre Louzada.

Ouça abaixo o samba campeão da Unidos da Tijuca 2024:

https://www.youtube.com/watch?v=PlEarqPynJQ

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.