Império Serrano abrirá e Viradouro fechará os desfiles do Grupo Especial em 2023

Império Serrano abrirá e Viradouro fechará os desfiles do Grupo Especial em 2023

Com posições estabelecidas pelo Regulamento, o Império Serrano, campeão da Série Ouro em 2022, abrirá o espetáculo de Domingo de Carnaval, no dia 19 de fevereiro; a Paraíso do Tuiuti, 11ª classificada do

Antes do sorteio, a Liga Independente fez quatro homenagens especiais: ao Governador Cláudio Castro; ao Prefeito do Rio, Eduardo Paes; ao vereador Carlos Caiado, presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro – estes pelo apoio que o Poder Público vem dando ao trabalho das Escolas de Samba; e a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que passou a integrar o quadro de grandes beneméritos da LIESA. O Prefeito não pode comparecer e foi representado pelo presidente da Riotur, Bruno Mattos

Falando em nome da Diretoria da LIESA, o presidente Jorge Perlingeiro deu as boas-vindas ao público e chamou ao palco os representantes das Agremiações para dar início ao sorteio.

Os Critérios do Sorteio

Perlingeiro explicou os critérios que norteariam o sorteio, com a abertura dos dois dias de desfiles prevista no Regulamento, fixando as posições de Império e Tuiuti. Acrescentou que a 12a e última colocada do desfile de 2023 passará a integrar o Grupo de Acesso Série Ouro em 2024, de onde será promovida a Agremiação campeã, passando a fazer parte do Grupo Especial, no mesmo ano.

Logo após, o presidente da LIESA deu novas informações sobre as fases do sorteio:

1 – Para que houvesse um equilíbrio de forças nos dois dias de desfiles, foi necessária a formação de cinco pares de Escolas, divididas da seguinte forma:

2 – Na primeira fase do sorteio, os representantes das Escolas, já divididas em pares, sorteariam bolinhas numeradas de 1 a 10. Quem tirasse, dentro de cada par, a bolinha com o número maior escolheria o dia em que pretendia desfilar: Domingo ou Segunda-Feira. Todas os que tiraram a bolinha com o número maior optaram pela Segunda-Feira.

O dois blocos ficaram assim definidos:

Escolas de Domingo – Império Serrano, Mangueira, Grande Rio, Salgueiro, Unidos da Tijuca e Mocidade.

Escolas de Segunda-Feira – Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor de Nilópolis, Portela, Viradouro, Vila Isabel e Imperatriz.

3 – Na segunda etapa do sorteio, as Escolas tiraram bolinhas com a respectiva ordem de desfile dentro do dia que acabara de ser sorteado. No Domingo e na Segunda-Feira, os representantes sorteariam bolinhas de números 2 a 6.

Definição da ordem de desfiles

Em seguida, o presidente da LIESA esclareceu que, também de acordo com o Regulamento, as Escolas teriam dez minutos após o sorteio caso quisessem fazer a troca de posição dentro do mesmo dia de desfie.

4 – Após a realização do sorteio, a ordem inicial do desfile de Domingo ficou assim:

1ª) Império Serrano; 2ª) Grande Rio; 3ª) Mocidade; 4ª) Mangueira; 5ª) Salgueiro; e 6ª) Unidos da Tijuca. Aconteceu apenas uma troca: Mangueira e Unidos da Tijuca inverteram suas posições. A Verde e Rosa encerrará os desfiles de Domingo e a Unidos da Tijuca passará a ser a 4a a se apresentar.

5 – Em seguida foi realizado o sorteio do desfile de Segunda-Feira, cuja ordem ficou assim definida:

1ª) Paraíso do Tuiuti; 2ª) Portela; 3ª) Vila Isabel; 4ª) Imperatriz; 5ª) Beija-Flor; e 6ª) Viradouro – Não houve nenhuma troca entre as agremiações.

6 –A ordem definitiva dos desfiles do Grupo Especial programados para fevereiro de 2023 ficou assim:

ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL / CARNAVAL 2023

Domingo
(19/02/2023)
OrdemSegunda-feira
(20/02/2023)
Império SerranoParaíso do Tuiuti
 
Grande RioPortela
 
MocidadeVila Isabel
 
Unidos da TijucaImperatriz
 
SalgueiroBeija-Flor
 
MangueiraViradouro
 

CONCENTRAÇÃO: Escolas de Ordem Ímpar – Cedae/ Correios; Escolas de Ordem Par – Balança Mas Não Cai.

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.