Beija-Flor mostra ao mundo a vida do povo brasileiro e conquista o 14º título

Beija-Flor mostra ao mundo a vida do povo brasileiro e conquista o 14º título

Protesto da Tuiuti agrada jurados e escola fica em segundo lugar; Império Serrano e Grande Rio caem para a Série A no ano que vem

Texto e Foto Luis Leite

A Beija-Flor de Nilópolis sagrou-se campeã do Carnaval 2018, pelo Grupo Especial. Com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, assinado pela comissão de carnaval, a escola totalizou 259.6 pontos; seguida da surpreendente Paraíso do Tuiuti, com 259.5 pontos; e da terceira colocada Acadêmicos do Salgueiro, com 259.5 pontos.

O desfile deste ano foi marcado por uma série de críticas a políticos, à manipulação da mídia e ao prefeito Marcelo Crivella que diminuiu a verba para as escolas do grupo, alegando que a destinaria às creches do município. A Mangueira, que resolveu fazer um enredo, criticando a política da prefeitura, não economizou e subiu o tom. A Verde e Rosa apresentou um carro alegórico com os seguintes dizeres: “Prefeito, pecado é não brincar o carnaval”.

Sensação do desfile do Grupo Especial e a mais comentada nas redes sociais, a Paraíso do Tuiuti fez severas críticas ao presidente Michel Temer e à Rede Globo de Televisão por terem, na visão do carnavalesco Jack Vasconcelos, fomentado o atual cenário político por meio de um golpe.

Outra escola que não economizou nas críticas foi a Beija-Flor. De uma forma mais abrangente a escola de Nilópolis atrelou a situação política do Brasil às mazelas da sociedade. No entanto, a maioria preferiu não polemizar e optaram por enredos tradicionais.

Apesar das polêmicas e dos protestos, restava a abertura dos envelopes para saber dos jurados de que forma eles analisariam todo o desfile. Décimo a décimo, as escolas se revezavam entre o primeiro lugar e começaram a desenhar o destino do Carnaval 2018.

Na abertura do último envelope, com o quesito Samba-Enredo, a Beija-Flor pôde soltar o grito de campeã depois de mostrar ao mundo inteiro o dia a dia de quem vive no Brasil. Com a conquista, a escola de Nilópolis leva o 14º troféu para a galeria.

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.