Mangueira recebe Salgueiro em noite de celebração ao samba

Mangueira recebe Salgueiro em noite de celebração ao samba

No início da temporada 2024/2025 do “Uma Noite no Palácio”, samba, história e muita tradição não vão faltar. Dando largada às visitas na quadra da Verde e Rosa, a Estação Primeira de Mangueira recebe seu afilhado, Acadêmicos do Salgueiro, para um encontro no qual o vermelho e branco também vai colorir a quadra mangueirense. Shows completos das duas agremiações prometem emocionar os amantes do samba. Ingressos disponíveis em nosso site ingresso.mangueira.com.br.

Sambas-enredo e também enredos consagrados pelas duas comunidades, a salgueirense e a mangueirense, farão parte dos shows que as agremiações apresentam nesta noite. Além disso, as escolas vão mostrar ao público os hinos escolhidos em suas respectivas quadras e que vão representar as agremiações no próximo carnaval na Marquês de Sapucaí. O Palácio do Samba estará aberto a partir das 22h.

A partir deste horário, o elenco show da Verde e Rosa apresentará seus grandes sambas, incluindo o samba-enredo de 2025, “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”. No próximo ano, a Mangueira será a quarta e última escola a desfilar no domingo de Carnaval. A Verde e Rosa apresentará na Marquês de Sapucaí uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social, um olhar sobre a presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro. Eles representaram a maioria dos negros escravizados e trazidos para o Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira retratará a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu e ainda floresce em solo carioca.

Depois é a vez do Salgueiro comandar a festa. O Acadêmicos do Salgueiro traz para o Carnaval 2025 o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, assinado por Igor Ricardo e desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. A proposta explora a rica tradição das práticas mágico-religiosas que prometem proteger o corpo contra males físicos e espirituais. O conceito do “corpo fechado” tem raízes em crenças africanas, europeias e indígenas, misturadas durante a formação cultural brasileira. A escola será a terceira a atravessar a Marquês de Sapucaí na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março de 2025.

Nas próximas edições a Mangueira receberá a Portela (23/11); a Vai-Vai e a União de Maricá (7/12); a Mocidade Alegre e o Império Serrano (14/12) e no dia 21/12, diretamente de Nilópolis, a Beija-Flor.

Gostou na matéria? Dê o seu comentário.